Brasileira Gourmet e as boas práticas Lixo Zero

Chef Adriana Saldanha é convidada da Secretaria de Turismo de São Sebastião-SP para falar sobre a meta Lixo Zero no restaurante Brasileira Gourmet.

Live 29/06/2021 – 19h

Link para inscrição: https://bit.ly/3h42qep

Link para inscrição: https://bit.ly/3h42qep



A Chef Adriana Saldanha, do Restaurante Brasileira Gourmet, de São Sebastião, participa nesta terça-feira (29/06), às 19h, do Encontro Lixo Zero Digital - Repense e inove seu delivery, promovido pela Secretaria de Turismo do município, com apoio do Coletivo São Sebastião Lixo Zero. O evento online vai tratar de experiências e modelos possíveis para práticas sustentáveis nos estabelecimentos ligados ao setor de alimentação.


Em março de 2021, o Brasileira Gourmet recebeu o Título Atitude Cidadã pelo compromisso com o meio ambiente. Desde 2019, as melhores práticas para atingir a meta Lixo Zero fazem parte das atividades do espaço de gastronomia Brasileira Gourmet, instalado no centro histórico de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.


“Desafios na implantação do gerenciamento de resíduos para atingir a meta lixo zero em seu estabelecimento” é o tema que será abordado pela Chef Adriana Saldanha na live. Após implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com consultoria dos especialistas da Flow Desenvolvimento Sustentável e Consciente, o Brasileira Gourmet destinou de forma adequada 100% dos resíduos orgânicos e recicláveis produzidos na operação diária, até março de 2020, quando a pandemia obrigou o fechamento temporário ao público. Atualmente, com o sistema delivery Comida para Viagem, o restaurante mantém a meta lixo zero e realiza separação e destinação adequadas.



O Brasileira Gourmet também ampliou seus itens de embalagens compostáveis, desde início de 2021. “O atendimento aos clientes com Comida para Viagem mantém o engajamento com a meta de reduzir, separar e encaminhar os resíduos gerados para reciclagem e para a compostagem”, afirma a Chef Adriana Saldanha.



Programação do evento Setur/São Sebastião: - Apresentação do Coletivo São Sebastião Lixo Zero - Conceito Lixo Zero. O qual se aplica igualmente para bares e restaurantes. - Campanha Delivery Lixo Zero - Cases Lixo Zero: Brasileira Gourmet Ilha de Toque Toque Boutique - Apresentação de soluções de embalagens compostáveis e recicláveis - Roda de negócios com empresas de embalagens compostáveis - Assinatura do compromisso Delivery Lixo Zero pelos participantes.