Canal Sol Brasil estreia coluna de Raul Lody

O universo da alimentação na visão do antropólogo e escritor Raul Lody, no Canal Sol Brasil, na plataforma streaming Soul TV, a partir desta quarta (16/06),com a estreia da coluna Pirão & Caviar.


Crônicas ilustradas do antropólogo e pensador da comida, Pirão & Caviar trará histórias dos mais diversos ingredientes da culinária, além de análises e curiosidades sobre os hábitos relacionados à mesa.


Etnógrafo e etnólogo pela Universidade de Coimbra, doutor Etnologia pela Universidade de Paris e especialista em antropologia da alimentação, Raul Lody é também escritor, museólogo e curador, autor de quase 90 livros. Criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana, no Senac/Bahia, Lody coordenou o projeto de reconhecimento do Ofício das Baianas de Acarajé como bem cultural. Implantou o Grupo de Antropologia da Alimentação da Fundação Gilberto Freyre, em Pernambuco, e é coautor do Dicionário de Culturas Alimentares, editado na França. Criou o site Brasil Bom de Boca e, agora, é colaborador do Instituto Mpumalanga e colunista do Canal Sol Brasil.


Raul Lody é uma referência na pesquisa e registro das cozinhas do mundo todo. Seu trabalho dedicado à cozinha brasileira é fonte de inspiração e fortalece a importância da ancestralidade para a formação cultural do fazer à mesa com sabores, ingredientes, aromas e saberes”, afirma Adriana Saldanha, diretora do Canal Sol Brasil. “Diferentes olhares sobre as cozinhas brasileiras serão um diferencial no Sol Brasil, que prepara novas estreias até julho”, completa Adriana, jornalista e também Chef de cozinha à frente do Canal que integra plataforma de streaming SOUL TV. Dentro da programação com conteúdos de cultura, educação, artes, turismo e meio ambiente, a culinária será apresentada em diferentes programas do ponto de vista da gastronomia e da ideia de comida como expressão de diferentes culturas.



Com experiência em ambientes naturais e em lugares remotos para registro e promoção da diversidade cultural e linguística brasileira, Adriana Saldanha e sua equipe colocam os espectadores diante das tradições indígena, caiçara, afro-brasileira, de influências portuguesa e italiana, da culinária das diversas cozinhas brasileiras, dos diferentes biomas e do patrimônio histórico e artístico brasileiro, destacando biodiversidade, saberes tradicionais, práticas ambientais sustentáveis, memória, arte e diferentes manifestações culturais brasileiras.